CADE – Academic Community for Development – Language Page

Sobre a CADE

A Comunidade Académica para o Desenvolvimento (CADE) é uma organização moçambicana sem fins lucrativos fundada, em 1999, por jovens e foi oficialmente reconhecida pelo Governo moçambicano em 2006. Está focada em projectos de educação para orientação de jovens para formação, liderança, empregabilidade, empreendedorismo , bem como saúde e meio ambiente. A CADE actua directamente em escolas do ensino fundamental, médio e universidades, organizando programas e projectos de abrangência nacional e internacional.

As acções do CADE visam contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos moçambicanos, através de programas, projetos sociais e pesquisas em todo o país que: (1) facilitem as relações de intercâmbio entre organizações nacionais e internacionais relacionadas com as áreas de educação, cidadania e cultura; (2) apoiar o Governo no processo de melhoria qualitativa e quantitativa da educação através da promoção de ações de cidadania responsável; (3) promover a educação que visa formar profissionais qualificados para a competição global e mobilizar os intervenientes nos processos educativos para fazer da educação uma ferramenta para a erradicação significativa da pobreza e contribuir para a construção de uma cidadania responsável.

Principais projectos da CADE

Expo-Conferência em Pós-Graduação

É o maior evento de debate e reflexão sobre os desafios e oportunidades para estudantes  e profissionais na formação em Graduação e Pós-Graduação.

Através deste evento, a CADE busca fortalecer parcerias entre instituições do Ensino Superior, empresas e o Governo para facilitar o intercâmbio de conhecimentos e boas práticas entre diversos países, assim como criar oportunidades para estudantes moçambicanos formarem-se noutros países por meio de bolsas de estudo.

EDUCA Moçambique

Trata-se da maior mostra de Educação e Tecnologia em Moçambique, que oferece aos alunos do Ensino Secundário e Técnico-Profissional, orientação profissional e vocacional para escolherem cursos universitários e saídas profissionais.

Paralelamente, organizam-se workshops com estudantes, para orientar sobre o primeiro emprego, escrita criativa, bem como habilidades para pesquisas científicas. 

Edutech Summit

Conferência de alto nível sobre Educação e Tecnologia, que busca orientar a formulação de políticas públicas abrangentes para o fortalecimento da democracia participativa e influenciam o desenvolvimento das comunidades moçambicanas. 

Feira dos Museus

Iniciativa em que os museus e instituições culturais apresentam as suas coleções, programas e iniciativas ao público, especialmente à comunidade escolar.

Além da feira, são realizadas visitas guiadas e virtuais a museus, passeatas e workshops, em que os alunos do ensino primário e secundário aprendem de forma prática e envolvente sobre a história, arte e cultura do país.

Escola Amiga

Foto de arquivo

 

Projecto que busca mobilizar e consciencializar a sociedade a cooperar com o Governo, para garantir acesso  à educação básica e tecnologia educacional a todos os moçambicanos. 

O mesmo promove parcerias entre escolas suburbanas e urbanas “apadrinhadas” por uma empresa, visando cultivar o espírito de entreajuda entre jovens e crianças desde cedo.